Caramba! Eu tinha esquecido deste trabalho. Hoje o meu amigo André Vechina me mandou este vídeo, em surpreendente estado de conservação, onde tem a vinheta da Nestlé, que fiz com o Script, sistema proprietário da TV Globo, em 1989.
Deu um trabalho danado fazer o carrinho de F1 com as ferramentas de modelagem que tínhamos disponíveis na época. Escolhemos usar uma ferramenta chamada de Cross-Section, onde você podia unir seções diferentes ao longo de uma linha, para formar um sólido. O José Dias comprou um carro de F1 em escala e usamos a carroceria para tirar o molde em borracha da carroceria. Aí fatiamos esta peça de borracha, que foi depois desenhada em papel milimetrado para finalmente fazer a entrada dos pontos no computador. Prendíamos este papel milimetrado no digitalizador com durex e íamos capturando os pontos com um “puck”.
A grande dificuldade foi que a ferramenta era muito rudimentar, e, para funcionar, todas as seções que seriam ligadas, tinham que ter o mesmo número de pontos, o que foi uma imensa dificuldade quando nos aproximamos do bico do carro, não tinha espaço para tanto ponto! Tive que usar pontos na matemática, porque no olho não dava mais.
Fica aí o importante registro, pois não fiz muitas animações no Script.
Sobre o Autor