Brazil’s Independent Game Festival

Brazil’s Independent Game Festival

Com o incentivo do Beto Moreira e apoio da RioFilme, fui pela primeira vez ao Brazil’s Independent Game Festival, o BIG. É o maior evento do gênero na América Latina.
Apesar da imensa sinergia e similaridade que existe entre as áreas de computação gráfica em que trabalho e os Games, eu era um pouco cético.
Tentarei não ser mais. Seguindo o conselho e orientação de vários especialistas e palestrantes, tem que existir uma aproximação maior entre produtoras como a Imagina, e as empresas produtoras de jogos.
O negócio de Games é um negócio complexo, que envolve a criação de histórias, personagens, “jogabilidade”, muita arte, muita programação, animação e marketing e vendas. Tudo isso em um ciclo econômico relativamente longo, pois a produção de um jogo é demorada (dependendo da complexidade) e envolve vários profissionais. É um paraíso para os artistas e produtores.
A área de produção de Games tem muito potencial para crescer no Brasil, que é o quarto consumidor mundial e apenas o 79 produtor! A criação de jogos pode ser uma atividade muito rentável e também pode projetar muito a cultura dos brasileiros.
O evento está acontecendo no Centro Cultural São Paulo. Achei o local com uma energia criativa incrível.
Tem a exposição e concurso de Games, tem as palestras, tem os encontros de negócios e é uma excelente oportunidade para estabelecer um network de contatos para quem quer batalhar na área.

Infelizmente minha disponibilidade foi de apenas 2 dias, mas adorei.
Obrigado Beto, obrigado RioFilme, parabéns para toda a Equipe BIG. Vou trabalhar para seguir os conselhos que recebi.

Mário Barreto

Sobre o Autor

Mario Barreto administrator

Publicitário, Designer, Historiador, Jornalista e Pioneiro na Computação Gráfica. Começou em publicidade na Artplan Publicidade, no estúdio, com apenas 15 anos. Aos 18 foi para a Propeg, já como Chefe de Estúdio e depois, ainda no estúdio, para a Agência da Casa, atual CGCOM, House da TV Globo. Aos 20 anos passou a Direção de Arte do Merchandising da TV Globo onde ficou por 3 anos. Mudando de atuação mais uma vez, do Merchandising passou a Computação Gráfica, como Animador da Globo Computação Gráfica, depois Globograph. Fundou então a Intervalo Produções, que cresceu até tornar-se uma das maiores produtoras de Computação Gráfica do país. Foi criador, sócio e Diretor de Tecnologia da D+,depois D+W, agência de publicidade que marcou uma época no mercado carioca e também sócio de um dos primeiros provedores de internet da cidade, a Easynet. Durante sua carreira recebeu vários prêmios nacionais, regionais e também foi finalista no prestigiado London Festival. Todos com filmes de animação e efeitos especiais. Como convidado, proferiu palestras em diversas universidades cariocas e também no 21º Festival da ABP, em 1999. Em 2000 fundou a Imagina Produções (www.imagina.com.br), onde é Diretor de Animações, Filmes e Efeitos até hoje. Foi Campeão Carioca de Judô aos 15 anos, Piloto de Motocross e Superbike, mantém até hoje a paixão pelo motociclismo, seja ele off-road, motovelocidade e "até" Harley-Davidson, onde é membro fundador do Museu HD em Milwaukee. É Presidente do ForzaRio Desmo Owners Club (www.forzario.com.br) e criou o site Motozoo®, www.motozoo.com.br, onde escreve sobre motociclismo. Como historiador, escreve em https://olhandoacidade.imagina.com.br. Maiores informações em: https://bio.site/mariobarreto

Deixe uma resposta